.
O crime de carjacking aumentou 55 % nos primeiros 6 meses deste ano face a igual período de 2007, mas há tendência de diminuição, segundo dados do Gabinete Coordenador de Segurança (GCS).
.
Os dados referem que entre Janeiro e Junho foram feitas 307 queixas de carjacking (roubo violento de veículos na presença do condutor), enquanto nos primeiros seis meses do ano passado se registaram 198 casos.
De acordo com o GCS, 85 por cento das queixas ocorreram nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal.
O secretário-geral do GCS, general Leonel de Carvalho, disse à Agência Lusa que nos cinco primeiros meses este tipo de crime aumentou 70 por cento relativamente ao mesmo período do ano passado, mas em Junho a tendência inverteu-se e registou-se uma diminuição de 10 por cento.
De acordo com Leonel de Carvalho, em Junho ocorreram 35 casos de carjacking contra os 39 denunciados no mesmo mês do ano passado.
Apesar de ainda não possuir dados relativos à primeira quinzena de Julho, o secretário-geral do Gabinete Coordenador de Segurança adiantou que a tendência de diminuição se mantém.
Leonel de Carvalho sublinhou que a diminuição deste tipo de crime em Junho se deveu à criação de equipas especializadas da PSP e da GNR para combater o carjacking.
Adiantou que desde Junho há «uma orientação política» para a prevenção e combate deste crime e existe um «maior investimento» da Polícia Judiciária nesta área.
.
Fonte: SOL on line
.