sexta-feira, maio 30

Carjacking dispara 70%

O carjacking (roubo de carros com recurso à violência ou a armas) aumentou 70% nos primeiros quatro meses deste ano (Janeiro a Abril ) face a igual período de 2007.
O Gabinete Coordenador de Segurança (GCS), fonte desta estatística, avançou ao CM que, só entre Janeiro e Março, se registaram 117 casos - o total do ano de 2007 foi 488 casos, um aumento de 34% face a 2006.
O tenente-general Leonel Carvalho, secretário-geral do GCS, referiu ontem ao CM "que a comparação entre o primeiro quadrimestre de 2008 e o último de 2007 revela também um aumento no carjacking", desta feita de 5%.
Apesar de reconhecer a "forte subida" neste crime, o secretário-geral do GCS espera que as recentes detenções feitas pela PJ, com o auxílio da PSP e GNR, de criminosos especializados no carjacking, "possam trazer avanços na luta contra este crime".
O grupo de trabalho criado pelo Ministério da Administração Interna (MAI) para encontrar medidas de combate ao carjacking já apresentou resultados. No relatório final, sugere ao MAI que implemente em definitivo um projecto-piloto destinado à aquisição e implementação de um sistema de leitura automática de matrículas nos carros das forças de segurança.
O objectivo é obter informações que, cruzadas com as bases de dados policiais, permitam agilizar a detecção e apreensão das viaturas roubadas e consequente detenção dos autores do crime.
(...)
Oitenta por cento dos carjackings é praticado com arma de fogo, competindo por isso a investigação à PJ.
Os restantes 20% são praticados com violência física ou arma branca, sendo por isso investigados pela GNR e PSP.
A maior parte das vítimas de carjacking é masculina, entre os 21 e os 30 anos, que conduz carros topo de gama.
.
Fonte: Correio da Manhã de 30.05.2008