terça-feira, novembro 27

Eurostat: Crimes violentos e roubos aumentaram em Portugal

.
Portugal é o terceiro país da União Europeia (EU)
onde os crimes violentos e roubos
mais aumentaram no período de 1995 a 2005.
.
Os dados são do Eurostat, entidade responsável
pelas estatísticas na União, que anuncia igualmente
um aumento da criminalidade na EU
em 0,6 por cento em dez anos.
.
A criminalidade na União Europeia aumentou nos últimos dez anos em 0,6 por cento, mas no caso particular de Portugal os números sobem até aos três por cento, uma das piores prestações a nível Europeu já que apenas a Polónia (5%) e a Eslovénia (10%) conseguiram uma evolução negativa acima da portuguesa.
Mas se falarmos de crime violento, onde se engloba a violência contra as pessoas, roubo com violência e crimes sexuais, a estatística não perdoa a Portugal. Os dados do Eurostat colocam o país no topo da lista onde apenas a França (7%) e a Holanda (6%) conseguem piores desempenhos.
Cinco por cento é igualmente o valor do crescimento dos roubos nos últimos dez anos em Portugal. Nesta estatística a Suécia surge a par de Portugal, enquanto a Polónia (8%) e a França (6%) estão no topo da lista.
E numa relação tão alargada de números nem todos acabam por ser maus. Os dados do Eurostat permitem concluir que o roubo de veículos com motor diminuiu cerca de cinco por cento, o mesmo acontecendo com os homicídios (-3,2 %) e os assaltos a residências (-3%).
Dado bem positivo para Portugal é o do combate ao tráfico de droga. Segundo os dados divulgados pelo Eurostat o tráfico de droga diminuiu no nosso país ao contrário do que aconteceu em toda a Europa. A polícia registou em território nacional em 1995 um total de 4512 ocorrências, número que foi baixando ao longo de toda a década para atingir em 2005 um total de 3535 ocorrências o que dá um decréscimo de 22 por cento.
.
Fonte: RTP - 2007-11-27 (link)