Sunday, July 8

Subsídios: «É de doidos os juízes terem tanto poder»

.
Martin Wolf critica o facto de «ser um bando de juízes» a decidir sobre o fim da suspensão dos subsídios para funcionários e pensionistas.
.
O colunista do Financial Times, Martin Wolf, de visita a Portugal, não se coibiu de comentar a decisão do Tribunal Constitucional sobre os subsídios dos funcionários públicos e pensionistas: ««A decisão de entregar o poder a um bando de juízes é de doidos».
Wolf, que participou numa conferência organização pelo BES e pelo «Jornal de Negócios», esta sexta-feira em Lisboa, confessou que não entende os «tribunais constitucionais» e sublinhou que Portugal deveria tentar renegociar o programa de ajustamento.
Até lá, o país deveria ter como objetivo primordial crescer a 3% ou 4% ao ano, tendo em conta que Portugal não cresceu na última década e sem isso continuará a ser um dos países mais pobres da Europa.
Olhando para o panorâma internacional, Wolf não é animador: «Espanha e Itália vão precisar de ajuda internacional».
O colunista do «Financial Times» considera que os esforços que estão a ser feitos em Espanha e em Itália para combater a crise da dívida soberana não serão suficientes, pelo que a ajuda internacional será necessária.
«Tudo o que Espanha e Itália façam por si só não vai resultar. Estão num ciclo vicioso e vão precisar de ajuda internacional».
.
.